RESIDÊNCIA D|M|V

Projeto arquitetônico de residência unifamiliar no Condomínio Terra Madre, para receber uma jovem família, em um terreno de esquina com as frentes sul e oeste em leve declive. Para isto, a casa foi dividida em dois pavimentos, seguindo a proposta de voltá-la para um pátio interno, aproveitando ainda a melhor insolação norte, sendo a área de lazer e serviços no térreo e área íntima no 2º pavimento.

Seguindo o briefing e o plano de necessidades elaborado em conjunto, logo da entrada o living amplo se abre para o pátio, com visibilidade e grandes esquadrias. Estar com lareira, jantar e cozinha com churrasqueira se integram em um espaço único, ensolarado e iluminado. Ainda no estar, espaço office que pode ser integrado através de portas de correr, que permitem também o acesso à garagem e à academia (ou suíte de hóspedes). Sob a escada que leva ao pavimento superior, espaço de leitura e contemplação do vinho, com adega e uma poltrona confortável. Ainda, lavabo ventilado e lavanderia com acesso ao pátio e área técnica de gás e lixeira (esta com saída direta ao pátio e à rua). Ao lado da academia, com acesso independente, está localizado o depósito da casa e a casa de máquinas dos ar-condicionados.

No pavimento superior, formando um bloco linear e tirando proveito da excelente insolação norte, estão distribuídos a suíte master com closet e as duas suítes, todos com acesso à sacada coberta. Ainda, escada de acesso iluminada naturalmente com uma grande esquadria e visual para a rua.

Cores vivas, detalhes em aço, madeira e concreto armado permitem uma casa contemporânea e atemporal. Amplas esquadrias tornam a casa ventilada e iluminada, tornando ainda perfeita a integração entre os ambientes, como pretendido.

Projeto: Arq. Joceline Hepp Kroth

Projetos complementares e estruturais: Imperium Legatis Engenharia

Ano: 2021